ChapôNaChapada

Chapada dos Veadeiros! Uma vez mais! Mal começou o ano e já é a terceira vez que vou à Chapada. Antigamente eu ia uma vez por ano, durante o tempo da Seca. Era tradição. E comecei a ir mais vezes. E depois já nem respeitava as temporadas, hehehe, ia mesmo na época de chuva. Alguns dizem que a gente tem que “recarregar as energias, lá”. Acho então que eu gosto de ficar ligadão o ano inteiro. Chapada aí vou eu. De novo! E de novo! E de novo! (Foi nesse último feriado!)

Acho que todo brasiliense que pode (e quem não pode, uma viagem curta e rápida e barata?), acho que todo mundo tinha que ir lá, como dizem, pelo menos uma vez por ano recarregar as energias.

Muito já falei da Chapada aqui. Ou talvez nem tanto, já que no blog gosto mais de falar das viagens “novas”…

Mas dessa vez quero falar algo diferente. Algo que me incomodava, mas enfim decifrei e devorei.

Entendi que existem pelo menos 3 Chapadas na nossa Chapada (e em todas as outras, suponho).

1. Existe a Chapada NATURAL. A Chapada das cachoeiras, do cerrado, do céu de dia, do céu da noite, da flora, da fauna, da Natureza. Maravilhosa, a Chapada. Dos Kalungas. Dos curumins. Dos caciques. Das tribos. Minha tribo.

2. Existe a Chapada SOBRENATURAL. A Chapada espiritual, mítica, mística, científica, esotérica, fantástica. A Chapada de Maytrea, dos Chakras, dos Duendes, dos Gnomos, das Fadas, dos Elfos, das Ninfas, das Salamandras, dos Pajés, dos Xamãs. A Chapada do sol de primeira grandeza que há sobre o nosso sol de quinta grandeza. Da lua que há em todas as faces ocultas, cultas, incultas, da lua. A Chapada das estrelas que existem além das estrelas. E como há estrelas no céu da Chapada! Nunca vi outro lugar com mais estrelas! É como diz no Hino: “Nosso céu tem mais estrelas”…

3. E existe pelo menos mais uma Chapada, ARTIFICIAL. A Chapada do ‘estilo chapada’. A Chapada da ‘fashion Chapada’. A Chapada dos cabelos sutilmente despenteados por pente ou escova ou dedos ajeitados por trejeitos que rejeito. A Chapada de quem se veste ‘para ir à Chapada’. Embora Liberdade seja “uma calça velha azul e desbotada”. Não. A liberdade na Chapada deve ser “cáqui” ou em tons terrosos. Ah sim, e o carro de ir pra Chapada? Dizem que deve ser “preferencialmente” qualquer coisa parecida com um jipe…. mas meu amigo aventurou seu BMW poeira-abaixo-poeira-acima livre leve e solto, e o BMW voltou inteiro!

Amo meus amigos. Naturais e sobrenaturais. Ninguém artificial!

Amo nossa Chapada. Todas as três, afinal! E a quarta e a quinta se houver. Ao som do reggae ou do rock ou do que for. Mas não gosto da Enya-estilo-quinta-Chapada hehehehe pois não combina com aquele céu estonteantemente azul e o barulhão delicioso das cachoeiras da primeira e segunda Chapada!

Foi bom demais!… Mas para o próximo feriado tenho outros planos.

DSCN1505

DSCN1543

DSCN1559

DSCN1570

DSCN1712

DSCN1820

DSCN1853

DSCN1855

DSCN1863

DSCN1895

]DSCN1899

DSCN2019

DSCN2021

DSCN2039

DSCN2090

DSCN2073

DSCN2118

DSCN2137

DSCN2142

Deixe um comentário